1984/1987 - O Começo de uma História
Foi em 1980 que um jovem irreverente adquiriu uma rudimentar unidade de âmbito familiar com cerca de 150m², a qual comercializava os seus produtos num minúsculo estabelecimento no mercado de Estremoz. Assim nasceu a Salsicharia Estremocense, Lda.
Esta pequena unidade localizada na Rua de S. Pedro, bem no interior da cidade de Estremoz, com apenas três trabalhadores, pouco a pouco foi sendo incapaz de satisfazer o crescente número de clientes devido à alta qualidade dos produtos apresentados.
1988/1999 - Primeiras Iniciativas Rumo ao Sucesso
É nos anos 80 que o mercado sofre profundas alterações. A legislação obrigava a grandes remodelações nas infraestruturas das pequenas unidades.
Assim, este jovem empresário levou por diante o projeto de construção de novas instalações com 1000m² e em 1988, transferiu-se para o local onde ainda hoje labora, adaptando a empresa com o mais moderno equipamento existente.
Até meados dos anos 90 a Salsicharia Estremocense, Lda. mostrou possuir as condições necessárias para a satisfação dos seus clientes, mas a constante procura dos seus produtos obrigou a um alargamento e modernização das infraestruturas e equipamentos. Hoje conta com 3.500m² de área coberta.
2004/2007 - Nova Imagem
Em 2004, a SEL apostou numa nova imagem e adotou uma política de qualidade centrada nos clientes, oferecendo-lhes produtos e serviços que satisfaçam na íntegra, as suas necessidades. Construiu uma nave destinada à linha de congelados e traçou planos para o alargamento das câmaras de secagem para um melhor acabamento dos produtos.
Entretanto foi-lhe atribuído pelo IAPMEI o estatuto de PME LÍDER por fazer parte das empresas mais competitivas do país.
No interesse de manter todo o «sabor do saber alentejano», todas as características de um produto tradicional, assim como de conseguir um melhor controlo da qualidade dos mesmos, fez com que a Salsicharia Estremocense, Lda. adquirisse quotas no Matadouro Regional do Alto Alentejo, situado na linda vila de Sousel e certificado pela LLoyd´s segundo a norma ISO 9001.
Neste momento a SEL tem 28% do Matadouro Regional do Alto Alentejo, também conhecido por MATSEL e tem a seu cargo todo o abate de suínos.
2008/2011 – Reconhecimento
Contrariando a tendência de mercado, desde o ano 2000 que a SEL é das poucas empresas a apresentar crescimento no setor.
Em 2008 concorreu ao ‘’Sabor do Ano’’ com três produtos – Paio Tradicional, Chourição e Chouriço Grosso e todos venceram o 1º Prémio. Como estratégia comercial, a SEL decidiu concorrer somente de dois em dois anos e por isso em 2009 voltou ao ‘’Sabor do Ano 2010’’. Desta vez com o Paio de Lombo, Paio do Cachaço e Chourição Light que venceram o 1º Prémio. Uma vez mais os consumidores voltaram a reconhecer a grande qualidade dos enchidos da SEL.
2012/2016 - Uma Empresa em Expansão
Em 2012, a SEL integra o ranking das 40 principais empresas, mais competitivas e dinâmicas do sector alimentar (derivados de carne). No decorrer do mesmo ano, conquista o prémio Sabor do Ano com o Chouriço de Carne Porco Branco, Chouriço de Carne Porco Preto e Chourição de Alho e Sal, bem como nos Palitos de Porco Preto com ananás e Bife Tradicional de Porco Branco.
Logo no início desse mesmo ano, a SEL arranca com um projeto de ampliação de instalações, pois as existentes mostravam-se insuficientes para responder à procura por parte do consumidor, pelos produtos SEL. Assim, aumentou-se o número de câmaras de secagem e a área de produção e construímos uma meia cave destinada ao envelhecimento de enchidos em ambiente natural.
Com o aumento das instalações e já com o mercado Alentejano liderado, partimos para uma afirmação a nível nacional e internacional, alargando a nossa área de atuação, relativamente à distribuição dos nossos produtos.
Foi implementado um gabinete de I&D com a finalidade de ajudar nas respostas às alterações dos hábitos e necessidades do consumidor.
A SEL aposta na autossustentabilidade, aproveitando as riquezas naturais, investiu em sistemas de energias renováveis tais como, depósitos de aproveitamento de águas pluviais, painéis solares para aquecimento de águas, painéis fotovoltaicos, ETAR (Estação de tratamento de águas residuais) e carros elétricos para a equipa comercial/vendas.
Em 2016 a SEL conquistou novamente o Prémio “Sabor do Ano” e concluiu o processo de certificação IFS Food, norma reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para certificar a segurança e a qualidade de produtos e processos alimentares.
2017 Até aos dias de hoje - A Realização de um Sonho
A SEL é marca líder no segmento da charcutaria tradicional, e apostou no Presunto com a imagem da marca VARANEGRA Gourmet. Criando produtos de excelência, preocupa-se com o saber fazer, produzindo um produto genuíno, autêntico e de qualidade.
O Presunto VARANEGRA conta com 9 medalhas de ouro, 3 delas internacionais desde do início da sua produção em 2016.
A SEL encontrou uma forma mais cómoda e económica de fazer chegar os produtos aos consumidores e fez um investimento de um milhão e quinhentos mil euros numa unidade de fatiagem. O objetivo é ir de encontro às novas tendências de mercado e dos consumidores e apresentar o produto em vários formatos.