Formação aos Colaboradores

Julho 2010

A formação é uma mais-valia, se for enquadrada numa política séria e estruturada, e se todos os colaboradores estiverem perfeitamente cientes das responsabilidades acrescidas e da melhoria que esta lhes trás no dia-a-dia.

Não interessa fazer formação só por fazer, a chamada formação cega. As necessidades de formação devem ser estudadas e a formação adequada ás necessidades da empresa, devendo ser planeada, adequando-a às necessidades, aos ritmos e aos níveis da empresa. Deve ser executada dentro daquilo que foi previsto e nos moldes em que foi planeada.


A formação é importante em todos os aspectos: tirar melhor rendimento de uma máquina, conhecer novas técnicas e tecnologias de produção, identificar outros métodos de trabalho e de execução de tarefas, manter os colaboradores em dia com as novidades na sua área de intervenção diária, etc. No mundo em que vivemos, as mudanças são tantas e tão rápidas, que, se o não fizermos, corremos o risco de ficar obsoletos em pouco tempo; por isso a formação é importante e não o modo como se faz, se em sala ou no local de trabalho.