Painho Varanegra

Dezembro 2021

Sabor ao Natural. Receita 100% Artesanal

O Painho Varanegra é o exemplo de um desenvolvimento e a apresentação no mercado produtos sem a adição de antioxidantes nem conservantes, para satisfazer um novo mercado emergente com hábitos de consumo mais saudáveis.

A SEL, com um vasto conhecimento do ramo da transformação da carne e dos seus consumidores, constatou a existência de um nicho de mercado, com um perfil de consumidor, que prefere alimentos mais naturais e sem a presença de conservantes nem antioxidantes, mas valorizando a utilização de matéria-prima de alta qualidade bem como o consumo de produtos de produção tradicional. É neste contexto que a Salsicharia Estremocense identificou a necessidade de inovar e criar produtos que sejam mais saudáveis, permitam recuperar a qualidade alimentar perdida, atualmente verificada na conceção massiva dos produtos que apresentam na sua formulação, excessiva adição de conservantes, corantes e aditivos alimentares.

O produto tem que apresentar capacidade de se manter com a apresentação adequada, no seu período de vida útil, sem alteração de aspeto, cor e forma. Para alcançar esses objetivos desenvolveu-se um conjunto de atividades, passando por várias experiências, principalmente a nível de cura e maturação, de modo a manter as caraterísticas físico-químicas e microbiológicas adequadas e sem que interferisse na caraterística visuais e reológicas (textura) do mesmo. Para a estabilização deste tipo de produtos tem que existir um equilíbrio entre a cura e maturação vs equilíbrio microbiológico sem por em causa a qualidade do produto. Para atingir esse equilíbrio foram realizados testes microbiológicos e provas do produto, de modo a ser mantida a segurança alimentar do produto.

A introdução no mercado desta gama de produto, tem como principal objetivo satisfazer uma lacuna existente no mercado de gama de produtos de charcutaria, de produção dita “tradicional” e sem adição de antioxidantes e conservantes. No mercado não existem produtos semelhantes, existindo sim produtos que não utilizam na sua formulação, carne, recorrendo a proteínas vegetais, dando origem a produtos não concorrentes do nosso.