Truques para que o presunto se conserve por mais tempo

Dezembro 2022

Fechado, mantém-se em perfeitas condições durante vários meses.

O presunto alentejano é um dos protagonistas das mesas durante o Natal. Ao adquirir um presunto inteiro, algumas orientações devem ser seguidas para que ele mantenha todas as suas propriedades pelo maior tempo possível. O presunto não aberto permanece em perfeitas condições por vários meses. Para preservá-lo, é melhor retirar a meia e o papel que o envolve para que “respire” e colocá-lo em um local fresco e seco, longe da luz. A temperatura ideal para a conservação de um presunto situa-se entre os 10 e os 15 graus, semelhante à das câmaras de secagem de onde provêm. Depois de aberto, ele pode ser fatiado e embalado a vácuo. Assim, manterá seu sabor em ótimas condições por muito tempo.

Caso já tenhamos aberto a perna, o ideal é colocá-la em um suporte, para poder cortá-la com segurança, e mantê-la a uma temperatura entre 20 e 25 graus. Apesar de os presuntos não terem prazo de validade depois de abertos, sejam consumidos no prazo máximo de um mês. Isso evita que o presunto seque e perca sua qualidade.

Para começar a cortar o presunto, recomenda-se começar por fazê-lo pela parte do joelho ou da contra massa, onde se retirará o mínimo de gordura, para que o presunto se conserve em perfeitas condições. Além disso, é aconselhável guardar algumas fatias dessa gordura para colocar em cima do corte e permitir que a peça se hidrate e retenha todo o seu sabor. Outra forma de manter o presunto em ótimas condições é cobri-lo com um pano leve de algodão. Desta forma, a oxigenação adequada é permitida e o isolamento da umidade externa e dos insetos é garantido.

Harmonização: escolher o vinho certo para harmonizar também é uma tarefa importante que requer algum conhecimento e consideração. Em geral, recomenda-se optar por vinhos tintos jovens com nuances frutadas, que proporcionem uma certa acidez e frescura, contrabalançando a gordura do presunto e limpando o paladar.

Bom apetite.