Boas razões para comer carne de porco

Abril 2011

Esta é uma carne rica em ácidos gordos monoinsaturados, principalmente ácido oleico, numa porção de 38% do total da sua gordura.

De acordo com um estudo do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital Universitário Carlos Haya, em Málaga (Espanha), as dietas ricas em ácido oleico têm efeitos benéficos na regulação do metabolismo dos lípidos e no equilíbrio  do peso corporal. Para além disso, este tipo de carne contém proteínas, zinco e ferro de elevada biodisponibilidade e vitaminas do grupo B.

A responsabilidade editorial e cientifica desta informação é da revista PREVENIR.

Saiba ainda que…

O Porco de Raça Alentejana é uma raça autóctone explorada num sistema tradicional, caracterizado por uma grande dependência das condições ambientais. A raça Alentejana continua, ainda hoje, a ser criada como sempre foi, em perfeita liberdade e harmonia com a Natureza. Ao longo do dia, num vaguear pelo montado, o animal encontra o seu sustento na bolota, raízes restolhos. E é precisamente esta equilibrada dieta que dá o sabor à sua carne e a torna tão apetitosa.

Na verdade a única coisa que mudou foi o reconhecimento oficial da sua especificidade e da qualidade da sua carne, através da certificação com Indicação Geográfica Protegida.

O Porco de raça Alentejana, alimentado a bolota, possui uma carne mais suculenta, mais saborosa e com aroma mais intenso.

A sua gordura é rica em ácido oleico com características semelhantes às do azeite. Tem propriedades nutritivas e promove a redução de colesterol.